segunda-feira, maio 04, 2015

Festival Califórnia da Canção Nativa
Uruguaiana - RS


Festival idealizado em 1971 pelo poeta e compositor Colmar Duarte. A denominação Califórnia vem do grego e significa conjunto de coisas belas. No Rio Grande do Sul, chamaram-se "Califórnias" as incursões guerreiras, lideradas por Chico Pedro, em 1850, na região cisplatina, atual Uruguai, com o objetivo de resgatar os bens de brasileiros lá radicados que sofriam perseguições. Mais tarde, o termo foi apropriado para corridas de cavalos, da qual participassem mais de dois mil animais. Nesse sentido o vocábulo caiu em desuso. O termo acabou prevalecendo com a significação de "conjunto de coisas belas" e "competições entre vários concorrentes em busca de grandes prêmios”. Foi esta última acepção que inspirou o surgimento da Califórnia da Canção Nativa. Movimento rio-grandense de revalorização das referências e das tradições locais.
A Califórnia da Canção Nativa surgiu na cidade de Uruguaiana, situada no extremo leste do Rio Grande do Sul, em 1971, período da ditadura militar em que, na contrapartida da ação da censura, ocorreu grande movimentação cultural com a realização de festivais de música popular brasileira nas mais diversas cidades do país. Naquele período, a música tradicional do Rio Grande do Sul estava relegada a horários inóspitos nas emissoras de rádio do estado.

O prêmio máximo concedido é a Calhandra de Ouro, símbolo da Califórnia. A calhandra é pássaro útil e de belo canto, amigo do gaúcho e íntimo das casas de estâncias e dos fogões; imitador do canto de outros pássaros e responde ao assobio do homem.Simboliza também a autenticidade, a elegância, a humildade e a liberdade, pois não suporta o cativeiro.

Nenhum comentário: