sexta-feira, maio 22, 2015

Ciranda Musical Teuto-Riograndense


Ciranda Musical Teuto-Riograndense

CIRANDA, entre outras definições, significa “peneira grande para separar o trigo do joio; joeira; crivo.” Pode significar também, RODA MUSICAL; reunião de pessoas para confraternizar e cantar, dando-se as mãos, em busca do mesmo objetivo.

Taquara – RS – Brasil

1972 – 1996

A Ciranda Musical Teuto-Riograndense é considerada, dentre os eventos nativistas, um festival histórico. Sua primeira edição ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de maio de 1972 na Sociedade Cinco de Maio de Taquara, por iniciativa do poeta Eldo Ivo Klain (1931 – 2011), seu idealizador.

Tinha como objetivo primeiro, reunir elementos da cultura germânica e gauchesca, criando assim um estilo próprio e, através das apresentações artísticas, afirmar uma nova identidade cultural. Não encontrando resposta do público num primeiro momento, persistiu em seus propósitos e, já na condição de Capataz Cultural do Centro de Tradições Gaúchas Fogão Gaúcho, obteve sua aprovação no dia 18 de novembro de 1971.

Nesta reunião, ficou definido que o festival seria bienal e relacionado aos costumes gauchescos e àqueles trazidos pelos imigrantes alemães. Haveria em paralelo a mostra musical competitiva, demonstrações folclóricas, conjuntos de dança e um Centro de Cultura Teuto-Riograndense.

Dessa primeira edição destacam-se a Comissão Julgadora, presidida pelo Maestro Salvador Campanella, com as participações ilustres do Professor Ary João Werlang e Paixão Côrtes. Ainda, a apresentação do Professor Delmar Henrique Backes que, a partir de sua segunda edição, viria a se tornar um de seus principais coordenadores. O primeiro lugar ficou com a composição intitulada: “Peregrinos”, valsa com música de Bruno Neher e letra de Jayme Caetano Braun.

Em 1978, por conta de sua 3ª Edição, a Ciranda torna-se um dos maiores eventos musicais do estado e, por sua organização e apelo da comunidade musical, divide a competição em duas linhas: Acordes Teuto-Riograndenses e Acordes Riograndenses. Surge assim, no palco da Ciranda, a canção que se tornaria o hino informal do Rio Grande do Sul: “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” de Jader Moreci Teixeira, mais conhecido como Leonardo e grande campeão do festival.

Ciranda das Cirandas

A Ciranda das Cirandas aconteceu no Ginásio Esportivo Santa Teresinha em 17 e 18 de abril de 1986, dentro da programação comemorativa aos Cem Anos de emancipação do município de Taquara. A edição histórica fez uma retrospectiva dos sete festivais realizados, possibilitando de forma não competitiva, uma visita à memória do evento. As músicas foram escolhidas pelo público gaúcho, através de votação realizada pelos meios de comunicação.

Nesta edição especial, a música “Ciranda, Canto e Viola” de Airton Pimentel e Elmo Neher, interpretada por Rui Biriva, recebeu o Troféu Centenário de Taquara e a consagrada “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” de Leonardo, o Troféu Maurício Sirotsky Sobrinho.

Com ajuda de custo e premiações diferenciadas, faz-se justiça em afirmar que Ciranda Musical Teuto-Riograndense, além de dar visibilidade a compositores, cantores e instrumentistas, foi palco de músicas e interpretações inesquecíveis. É uma das mais importantes referências na memória da produção musical do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: