segunda-feira, junho 22, 2015

Tafona da Canção


Osório – RS – Brasil

A Tafona da Canção Nativa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo com produção do CTG Estância da Serra. Teve sua primeira edição

no ano de 1989 e foi o festival que incentivou compositores e intérpretes à pesquisa e à recuperação da cultura litorânea do Rio Grande do Sul. Em sua primeira fase, proporcionou inovações significativas, entre elas, destacam-se a exposição das notas em telão e o lançamento do registro fonográfico junto com a realização do evento. Com mais de 20 edições, é uma referência no calendário cultural de nosso estado.

Atualmente, o festival se vale de padrões convencionais e define sua competição em duas linhas:

Manifestação Riograndense: Nessa linha, as composições devem enfocar usos, costumes e as lides campeiras do Rio Grande do Sul, representando as origens culturais gaúchas, tanto na letra, como na melodia e nos instrumentos musicais utilizados.

Pesquisa Litorânea: Nesta modalidade, o autor deve abordar, obrigatoriamente, na letra, aspectos identificados com a cultura litorânea, seja por sua história, seu folclore, sua musicalidade ou aos usos e costumes do litoral norte.

O evento acontece no Parque Jorge Dariva em paralelo ao Rodeio Internacional de Osório. Oferece aos compositores e músicos uma ajuda de custo diferenciada e, além de premiação em dinheiro, o Troféu Tafona.